.

22/08/2017 | Água com selo de qualidade
Por thiago.kratz

Entre as muitas tarefas do síndico está a manutenção e limpeza das caixas d’água e reservatórios do condomínio, cuidados essenciais para garantir a qualidade da água e evitar problemas de saúde.

Para que a água chegue a casa dos condôminos em boas condições para o uso em geral, seja para a higiene, tarefas domésticas ou até mesmo para o consumo, é necessário tomar algumas precauções.

A primeira delas é fazer a higienização e desinfecção dos reservatórios e caixas d’água. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a limpeza deve ser feita, no mínimo, a cada seis meses. Para isso, o ideal é contratar uma empresa especializada, que estará habilitada para fazer a escovação das paredes e do fundo do reservatório, além da desinfecção com água sanitária. A emissão do laudo de potabilidade da água pela empresa também é importante. É ele que garante a qualidade da água a ser consumida por todo condomínio.

A falta de limpeza e manutenção pode contaminar a água, trazendo inúmeros prejuízos ao condomínio e à saúde dos condôminos. Outro fator de risco é a presença de rachaduras e infiltrações, que pode ser a porta de entrada de insetos e outros animais. Além disso, o vazamento pode trazer desperdício de água e aumentar os gastos financeiros do condomínio, já que a conta d’água é uma das despesas que mais encarece o condomínio, representando entre 10% e 15% das despesas ordinárias.

Gostou? Compartilhe