Aplicativo permite alugar carros em condomínios do Rio

25/02/2021 | Aplicativo permite alugar carros em condomínios do Rio
Por thiago.kratz

Que tal poder alugar um carro que fica estacionado dentro de seu condomínio, pelo valor de R$ 10 a hora, mais R$ 0,60 por quilômetro rodado, sem precisar pagar o combustível?

Essas são as caracterítiscas do programa de car sharing, ou compartilhamento de carros, implementado nos condomínios Residencial Etage, em Botafogo e Union Suítes e Union Home, na Barra.

O serviço oferecido pela startup mineira Use Car Go, de Belo Horizonte, chegou ao Rio em dezembro, a partir do interesse da administradora Apsa. O Residencial Etage, em Botafogo, foi o primeiro a aderir ao novo sistema.

- Já houve um movimento de conforme as pessoas venderem os seus veículos, e com uma pandemia ele aumentou. Era o momento de oferecer essa comodidade - diz Vanusa Vieira, gerentede negócios de condomínios da Apsa.

O projeto ainda é piloto, ea resposta do público está sendo avaliada. O condomínio precisa apenas ceder uma vaga de estacionamento. Por enquanto, há um carro popular disponível em cada residencial, e foram feitas cerca de 50 locações.

A Barra da Tijuca, observa a Apsa, é um mercado promissor, já que, na maior parte do bairro é necessário, ou pelo menos mais cômodo, locomover-se de carro.

Somente moradores dos condomínios com idade acima de 21 anos podem fazer a locação, pelo aplicativo da Use Car Go.

Na hora marcada, o usuário abre o programa, tira uma foto de sua carteira de motorista e ativa o bluetooth para abrir uma porta do veículo. Uma chave fica no porta-luvas, juntamente com um cartão-combustível.

A higienização é feita de acordo com o monitoramento do uso. Álcool em gel e máscara são disponibilizados para os usuários.

- O objetivo é atender os moradores por curtos períodos, para que o preço seja viável. Depois do primeiro trimestre, vamos avaliar uma ampliação do serviço e estabelecer seu público - explica Vanusa.

Júlio Scartati, subsíndico do Union Suítes, afirma que o condomínio já pensa em solicitar mais um carro, de uma categoria superior, para dar opção aos moradores.

- O uso é fácil, e muitos moradores, como eu, venderam seus veículos na pandemia. Evito sair de casa, mas uma vez aluguei o veículo para ir ao supermercado e foi mais barato do que chamar um Uber ou táxi. O carro quase nunca está na vaga, por isso temos certeza da aceitação - diz Scartati.

Gustavo Corrêa de Mello, executivo de expansão e novos negócios da Use Car Go, afirma que análises iniciais indicam uma receptividade ao modelo no Rio, principalmente na Barra:

- Condomínios com mais unidades têm uma busca maior pelo serviço. Já estudamos disponibilizar mais de um veículo naqueles em que estamos operando e expandir a logística, para que os moradores possam entregar os veículos em aeroportos e shoppings.

Fonte: O Globo

+ Vídeo de reportagem sobre o tema 

Gostou? Compartilhe