.

02/02/2018 | Chuva de verão exige cuidado
Por thiago.kratz

(Diário de Pernambuco Impresso - Publicação: 25/01/2018 03:00)

 

Chuva de verão exige cuidado.

Período é marcado por extremidades climáticas; veja como evitar prejuízos futuros

 

Muito aguardado por uns e um pouco rejeitado por outros, o verão pode ser sinônimo de férias e diversão, mas também de problemas e extremidades climáticas. Tão fortes quanto o calor, as chuvas da estação podem trazer muitos contratempos para os síndicos e condôminos ou moradores de residências, caso não se preparem para esta época. Então, a principal dica é se organizar.

Para o gerente geral de condomínios da Apsa, empresas de gestão condominial e negócios imobiliários, Jean Carvalho, moradores e gestores devem manter a prevenção. “Se cada apartamento e cada área externa e de uso comum estiverem com a manutenção em dia, é pouco provável que haja problemas”, afirma.

Entre os itens que merecem a atenção está o sistema de captação e escoamento de águas pluviais. O sistema deve funcionar, e a água fluir, como se os canos e calhas fossem veias e artérias. As partes que devem ser limpas e desobstruídas são: calhas, condutores, caixas de passagem e de captação dos sistemas pluvial e de drenagem (que faz a captação da água do subsolo) e buzinotes (saídas do sistemas de drenagem dos muros).

Outro ponto que é de extrema importância é o sistema de esgoto. Todos precisam se conscientizar quanto aos cuidados com o esgoto, que, se entupido, pode transbordar e gerar um refluxo para dentro do condomínio ou das casas durante as chuvas, além de possíveis alagamentos. Cuide do seu lixo.

As tempestades de verão não costumam ser apenas as com maior volume hídrico, como também as que concentram mais raios, sobretudo num país tropical como o Brasil. Para evitar os perigos mortais trazidos por essas descargas elétricas, os para-raios e as antenas de TV são peças chave. Os primeiros são fundamentais, mas precisam estar bem fixados para evitar que alguma parte caia durante a descarga, além de estarem com os três sistemas operando (captação, condução e aterramento). Já as antenas de televisão precisam estar ligadas aos para-raios, afinal, são peças metálicas no topo dos prédios e atraem raios.

As áreas verdes e abertas também demandam cuidados. Jean Carvalho qualifica os jardins como itens positivos para o condomínio. “Essas áreas tornam o solo permeável, algo cada vez mais raro nos grandes centros urbanos”, diz. Quanto às árvores, o síndico deve se atentar ao caule apodrecido ou corroído por cupins e à poda das folhas. Caso sua estrutura esteja recalcada, ela corre o risco de desabar com os fortes ventos. Também é preciso atentar-se à prevenção de infiltrações para não comprometer a estrutura.

Image removed.

 

Gostou? Compartilhe