.

13/08/2019 | III Congresso GPU - Salvador, saiba o que rolou
Por thiago.kratz

O Evento promoveu debates, trocas de conhecimentos e experiências para mais de mil síndicos, que lotaram o Porto Salvador Eventos

A cidade de Salvador sediou nos dias 26 e 27 de julho a Expo Síndico, o maior evento para o mercado de condomínios, produzido pela Apsa em parceria com o Grupo DM Eventos, no Porto Salvador Eventos. Simultaneamente, aconteceu também o III Congresso APSA de Síndicos profissionais e Gestores de Propriedades Urbanas, que discutiu o tema Síndico: Superando os Desafios.  O evento contou com 40 expositores das áreas de engenharia, segurança, manutenção predial, e demais setores necessários para manutenção de um condomínio.

A organizadora da Expo Síndico, Dil Melo, esteve presente na abertura e falou da proposta do Congresso da APSA e da Expo Síndico. “Trazemos sempre expositores do segmento, criteriosamente selecionados. Apresentamos fornecedores de confiança e com credibilidade no mercado para que esse gestor de propriedade urbana conheça as novidades da área e levem essas inovações para o condomínio.

 

Promovendo novos conhecimentos

De acordo com o Gerente de Negócios da APSA, Alex Fabiano, o evento foi um marco para que os profissionais da área consigam organizar com excelência e profissionalizar melhor o setor. No primeiro dia do evento, ele foi um dos palestrantes e falou da importância da atualização e modernização da categoria. “Existe um síndico e um gestor de propriedades. Aquele síndico do passado, que era um aposentado e assumia essa função para poder ter uma ocupação. Esse perfil já era! O síndico atualmente tem que ser administrador e ter conhecimento sobre as áreas de direito, tributos, departamento pessoal, CLT, além de ser antenado com o mundo e as novas tecnologias.

O Presidente da Associação Brasileira de Síndicos (ABRASÍNDICOS), Cláudio Celino, abordou sobre estratégia e competitividade no mercado de administração de condomínios. Já o Especialista em Recursos Humanos, referência nacional em administração de condomínios, Ricardo Karpat, afirmou em palestra, que o síndico na atualidade é um CEO e deve realizar a gestão de maneira eficaz e compartilhada, proporcionando no final uma economia de custo, comodidade, segurança para os moradores e valorização do patrimônio. Além dos palestrantes acima, o primeiro dia do evento ainda contou com grandes referências de setores relacionados ao mercado de condomínios: Odirley Rocha, Gabriele Pereira, André Lima, André Brasileiro, Gisele Veras. Daniel Lima, Roberto Fagundes e Alvaro Camiña

No dia 27, o Congresso abriu com o Painel com cases de Síndicos profissionais e Gestores de Propriedades Urbanas comandado pelo Superintendente da APSA, Leonardo Schneider, que apresentou o perfil do síndico externo e modelos de moradia e trabalhos nas cidades do futuro.

Para Leonardo Schneider saber fazer escolhas sensatas e inteligentes é um dos principais desafios dos síndicos. “Além da capacidade técnica, do conhecimento específico de leis, relacionamento e questões de manutenções, nada disso funciona se o profissional não tiver um bom senso para analisar situações e tomar decisões. A comunicação também é essencial para ter sucesso na função”.

Palestrantes de peso também marcaram presença no último dia do evento como o advogado e especialista em condomínio, Márcio Rachkorsky e o jornalista da Globo, Clayton Conservani. O primeiro orientou o público sobre os pilares de uma gestão segura e apresentou decisões judiciais recentes que saíram na área de condomínio. Além de tratar também da locação por temporada e expulsão de morador antissocial. O segundo apresentou dicas de como superar limites e realizar planejamento. Ainda no último dia do evento contamos com um painel com a presença, Edgar Poschetzky, Gerente de Negócios da APSA para provocar a atenção dos síndicos para o aprendizado sobre o mundo digital e sistemas inteligentes. E neste Painel tivemos presença dos Advogados André Junqueira e Gabriela Macedo mostrando o impacto das leis nos condomínios.

Lançamento certificação ensino a distância - EAD

No evento contaram com o lançamento da certificação GPU, na modalidade EAD. Na ocasião foram sorteados também bolsas para o curso EAD do GPU e uma Smart TV de 50 polegadas. “O Gestor de Propriedades Urbanas é direcionado para a qualificação, o entendimento e o aprimoramento”, comentou o Gerente de negócios da APSA e Coordenador da Certificação GPU, Marcelo Eller.

Veja todas a foto aqui.

Gostou? Compartilhe