Imobiliárias já contam com dados na análise de crédito para locação

08/12/2020 | Imobiliárias já contam com dados na análise de crédito para locação
Por thiago.kratz

Em parceria com a FC ANALISE Digital, o Imobi apresenta cases de imobiliárias diversas que usam a tecnologia da startup de análise de crédito com inteligência de dados para promover um aluguel sem burocracia. Confira!

Com o oceano de informações disponíveis atualmente, a análise de crédito para o mercado imobiliário, mais especificamente para a locação, não deveria se limitar à análise tradicional. O objetivo da FC ANALISE Digital , startup do mercado imobiliário, é o fim da era da decisão apenas pelo “nome limpo” e a promoção das decisões por inteligência de dados.

“Ao usar dados para a tomada de decisão na análise de crédito, a evolução dos comportamentos sociais vai sendo capturada com mais precisão, quase que em tempo real. Nosso algoritmo cruza dados que retratam o que está acontecendo com aquele cliente em específico (através do seu CPF), com dados de como estão se comportando clientes com aquele mesmo perfil (através do mapeamento de perfis de inadimplentes em locação)”, explica Marcus Antonius Costa, CEO na FC ANALISE Digital.

A análise de crédito por pontuação baseada no histórico de comportamento pode ser de difícil compreensão e levantar perguntas: como pode um autônomo, sem vínculo empregatício, ter performado com um risco baixo na análise de crédito de locação? E como pode um funcionário público, com estabilidade e renda acima de 5 vezes o valor da locação, ter performado com risco acima da média? “Enquanto você se faz estas perguntas, em algum outro lugar da cidade (ou da sua própria imobiliária), alguém repara que um autônomo, sem vínculo empregatício, é inquilino há mais de 10 anos e nunca atrasou um mês sequer. Ainda, repara que algum outro inquilino, funcionário público, com estabilidade e renda alta, teve a ‘audácia’ de atrasar”, responde Marcus.

É inegável que uma pessoa com renda estável, como um funcionário público, pertence a um grupo com menor probabilidade de inadimplência. Mas essa não é uma verdade absoluta. A falta de habilidade para gerir as finanças pessoais, a índole e a maturidade de vida, são fatores que podem alterar esta lógica.

Outro fator que retira os holofotes somente do “nome limpo” é que o comportamento de uma pessoa na locação não é o mesmo que nas outras despesas em seu orçamento. Um perfil com maior responsabilidade familiar pode atrasar o cartão de crédito, mas não o aluguel, enquanto há outros perfis que vão priorizar as contas de consumo, como o cartão de crédito.

“A análise da performance individual de responsabilidade financeira, associada à análise da performance de um grupo com o mesmo perfil econômico e social, faz nosso algoritmo ser mais assertivo no risco para locação. Assim, as decisões se tornam menos subjetivas, afastando as decisões por achismo, estereótipos, simpatia, emoção ou envolvimento pessoal”, explica Marcus.

O que dizem as imobiliárias sobre análise de crédito?

Para imobiliárias, a vantagem é clara: se consegue colocar para dentro da imobiliária mais bons clientes, que antes poderiam ser evitados apenas por estereótipos, e evitar ou exigir mais garantias de clientes com recorrência de inadimplência, que antes eram aprovados apenas pela sua “aparência” de bom cliente.

É o caso da Guaíra Imóveis, imobiliária de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Nilson Ferreira, sócio-diretor da imobiliária, conta que a maior mudança no negócio ao contratar a FC ANALISE foi na assertividade da análise de crédito dos candidatos a inquilinos. “Com a FC ANALISE, conseguimos aprovar os clientes com score alto na modalidade sem fiança, o que facilita muito para o inquilino pois o mesmo não tem custo extra. Isso fez com que nossa carteira de inquilinos aumentasse cerca de 20% em um ano”, analisa.

Já na Sol Imóveis, imobiliária de Foz do Iguaçu, Paraná, o serviço da FC ANALISE é utilizado para desburocratizar a aprovação de fiadores. Lia Manuela, sócia-diretora da Sol Imóveis, conta que aderiu ao serviço há pouco mais de um ano, mas a ferramenta otimizou tanto o processo de locação que parece que faz mais tempo: “Quando buscamos a FC ANALISE, estávamos em um processo de inovação e melhorias para os nossos clientes. Então, a FC agilizou e desburocratizou muito o processo de locação, além de valorizar o cliente bom pagador”.

Ambas afirmaram, ainda, que a solução passou pela prova de fogo da pandemia, quando a inadimplência não só manteve-se sob controle, como em alguns casos foi até menor do que a carteira pré-FC.

Em artigos recentes trouxemos também casos das imobiliárias ROCA (São Carlos/SP), BROGNOLI (Florianópolis/SC) e a APSA (Rio de Janeiro/RJ, Fortaleza/CE, Recife/PE, Maceió/AL e Salvador/BA), que também aplicam com sucesso esses conceitos da FC ANALISE.
 

Por: Imobi Report - 07/12/2020

Gostou? Compartilhe