Membro da 3ª geração de Corretora fala sobre sucessão e governança

29/10/2020 | Membro da 3ª geração de Corretora fala sobre sucessão e governança
Por thiago.kratz

Convidado da TV Cobertura, Leonardo Schneider, diretor superintendente da Corretora de Seguros APSA, falou sobre a importância da marca e do processo de sucessão.

Inclusive, ele é vice-presidente da Family Business Network (FBN), uma rede internacional sem fins lucrativos administrada por empresas familiares, que tem como objetivo fortalecer o papel da família empresária. Presente em mais de 56 países e com sede na Suíça.

“Há mais de 20 anos investimos na parte de governança e ela é tão importante quanto a operação no dia a dia.”

“No caso de uma corretora de seguros administrar pessoas, esse é o lado que rege uma relação societária familiar, no nosso caso entre primos, filhos, pais, sobrinhos e tios, pois existem questões subjetivas e que interferem na questão objetiva de negócio”.

Segundo ele, isso tem que ser separado e uma empresa familiar é complexa. “Hoje, existem ferramentas que implementadas capacitam a empresa para fazer uma passagem de bastão menos complexa.

A empresa familiar é complexa, estamos falando de um acordo familiar, um protocolo de família, com todas as regras contidas e estruturar conselhos de família, de sócios e de administração”.

Para Schneider, o mais importante é o legado. “Para uma corretora como a APSA, de 50 anos, ter esse legado e ter essa possibilidade de poder tocar um projeto desse adiante está acima da minha pessoa ou de qualquer um.”

“Tem uma frase que eu sempre escutei: a criatura é maior do que o criador, o legado é mais importante do que quem a criou. Só o fato de ver a passagem de bastão tem uma movimentação que nos motiva, herdar isso de forma legítima e poder passar isso adiante é um case belíssimo”.

Ele também falou sobre o dinamismo do mercado, o que requer olhar para fora e atualizar-se sempre, e os desafios de uma sucessão para a 4ª geração. A entrevista completa você pode conferir no Canal da Revista Cobertura no YouTube.

Gostou? Compartilhe